segunda-feira, 10 de maio de 2010

Extremos

.
Por João Paulo Guerra

A IGREJA CATÓLICA é de extremos, aliás como todas as confissões religiosas. Recordo imagens que vi em tempos, através de um documentário na televisão, em que missionários colocados numa remotíssima aldeia africana defendiam com os próprios corpos os de pessoas condenadas a serem vergastadas pelo déspota local.

Um sacrifício extremo, apenas comparável ao sacrifício da vida do próprio Jesus Cristo, o exemplo mais puro e mais esquecido da fé cristã. E por estes dias, em Portugal, os extremos não se tocam: o extremo do mediatismo, com a visita do Papa, não tem qualquer contrapartida nos domínios da humildade.

Pelo que se lia nos jornais a dois dias da chegada de Bento XVI a Portugal, com base em fontes oficiais do Vaticano, o cardeal Joseph Ratzinger, antigo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, reprova o herói juvenil Harry Potter, tal como todas as histórias de feitiçaria em geral, condena o "Código Da Vinci", considerando "insultuosas para a fé cristã" as denúncias sobre o fundamentalismo da Opus Dei, e censura Bob Dylan, o ‘rock ‘n rol'l e o ‘heavy metal' como "poderosos veículos de anti-religiosidade". Prefere Mozart e Bach, os favoritos no seu iPod Nano 8 GB, no modelo prateado produzido pela Apple. Também prefere os gatos aos cães. Não dispensa uma fatia de bolo de chocolate e, para beber, o Sumo Pontífice prefere Fanta laranja e quanto a vinho só se for doce. O Osservatore Romano desmentiu quando a polémica já ia adiantada que o Santo Padre tivesse trocado as sandálias do pescador Simão, mais tarde designado por São Pedro, por sapatos Prada mas o debate não chegou ao contraditório.

As deslocações pastorais do Papa não pretendem seguramente ser um périplo de promoções. Mas o Vaticano alinha no jogo.
.
«DE» de 10 Mai 10