sexta-feira, 25 de julho de 2008

Belos Petiscos!

Por C. Medina Ribeiro

O Joaquim taberneiro sempre me pareceu poder ser um dos poucos exemplos de pessoas que não precisam das novas tecnologias para nada: as suas bifanas vendem-se sem necessidade de estarem publicitadas no ciberespaço, e o branco e o tinto escorrem lindamente mesmo sem qualquer Home-Page a apregoar-lhes as virtudes.

*
«Isto aqui é tudo preço líquido!» - diz ele, rindo, enquanto, contempla deliciado a espuma que parece nascer no cimo dos copos-de-três.
Agora imaginem a minha cara quando um dia, a caminho da paragem de autocarro, vi que ele estava a escrever qualquer coisa na tabuleta começado por http!!.

«Não é possível! Será que o homem está mesmo a escrever o endereço Internet da tasca?!»

Mesmo de longe via-se claramente que até já lá estavam os dois pontos, que ele agora retocava, com mão de artista, para os tornar bem circulares e perfeitos!
Esbugalhei os olhos e limpei os óculos.
Por fim, e considerando que, face ao que se estava a passar, já nem tinha qualquer importância que eu perdesse ou não o autocarro, atravessei a rua e fui ver bem ao perto.
O homem não deu pela minha aproximação e eu também não o quis interromper.
E, de surpresa em surpresa, vi que o Joaquim omitia o "www" e começava a escrever o nome dele: http:joaqui…
Resolvi intervir porque, já agora, faltavam os dois tracinhos paralelos…
Mas ele não me deu confiança e continuou, seguro de si. E foi só quando ele acabou de escrever:

http:joaquinzinhos/…

que percebi tudo! Aliás, não posso, propriamente, dizer que percebi! Ele é que se encarregou de explicar, a mim e a todos os mirones que lhe observavam os requintados gestos:

— Então, rapaziada? Acham que está a ficar bem? Isto agora do HTTP é linguagem universal, como diz aqui o nosso amigo Jeremias! Há Todo o Tipo de Petiscos...

Já agora, HTML deveria querer dizer: Hoje Temos Morcela e Linguiça»
-
Do livro «Jeremias, Consultor», Ed. BaleiAzul, 2000; disponível também em formato PDF [aqui] e [aqui]

Sem comentários: