segunda-feira, 15 de junho de 2009

Magritte em Bruxelas

Por Nuno Crato

ABRIU A SEMANA passada em Bruxelas o novo Museu Magritte. Ocupa todo um edifício na Praça Real, mesmo ao lado dos outros grandes museus de arte. Na inauguração, o largo ficou em festa. Tocou-se, dançou-se e foram distribuídos chapéus de coco. Retiraram-se panos pintados que envolviam o próprio edifício. Para Magritte, tudo se justifica. Trata-se, afinal, de um dos maiores artistas belgas e a inauguração do museu tinha de fazer jus ao seu gosto pelo surpreendente e pelo absurdo. Estima-se que o novo espaço atraia meio milhão de visitantes por ano.

René Magritte nasceu em Lessines, na Valónia, em 1898. Estudou em Bruxelas e trabalhou em várias etapas da sua vida como gráfico e como publicitário. Desenhou cartazes e folhetos, fez aquilo a que chamou «trabalhos idiotas» — o certo é que a sua pintura revela os traços limpos e as superfícies homogéneas da publicidade. Aderiu aos movimentos modernos, teve tentações cubistas e foi seduzido pelo trabalho de Giorgio de Chirico. Foi um dos fundadores do grupo surrealista belga. Aderiu ao Partido Comunista depois da Segunda Grande Guerra, mas veio-se a afastar das doutrinas do realismo socialista e dos dogmas artísticos de Estaline e de Jdanov.

Magritte é um surrealista especial: pensado, intencional e preocupado em transmitir nas suas obras um sentido de absurdo muito próprio do século. Quando em 1928 e 1929 pintou um cachimbo e escreveu na própria pintura «Ceci n’est pas une pipe» (Isto não é um cachimbo), e quando em 1952 o repetiu e escreveu «Ceci continue de ne pas être une pipe» (Isto continua a não ser um cachimbo), foi acolhido como um pintor profundo, que reflectia os paradoxos entretanto descobertos nos fundamentos da lógica e da matemática.

Como em quase tudo, podem-se encontrar origens nos gregos. O célebre paradoxo do mentiroso, o homem que diz «eu minto», é o protótipo da contradição auto-referencial. Se o homem mentir, então está a falar verdade; se estiver a falar verdade, então é mentiroso.

O primeiro registo de uma contradição deste tipo encontra-se em Eubúlides, um filósofo que viveu no século IV a.C. e que criou várias antinomias célebres, algumas delas ainda hoje debatidas sem se chegar a um consenso. A importância dos paradoxos está em que revelam falhas de raciocínio e obrigam a repensar os fundamentos da lógica que tomamos como óbvia. O lógico Raymond Smullyan escreveu em 1980 um livro a que deu o título «Este Livro Não Precisa de Título». Experimente o leitor pedir essa obra numa livraria.

Nos anos 1930, quando Magritte começava a ser um pintor conhecido, Kurt Goedel provocou uma revolução nos fundamentos da lógica matemática explorando esse tipo de auto-referências. Os seus resultados foram depois muito explorados e abusados para questionar os fundamentos da ciência. Uma boa resenha do seu trabalho acabou de aparecer em tradução portuguesa com o título «Incompletude». É um trabalho de Rebecca Goldstein, em edição da Gradiva.
Alguns surrealistas, muitos críticos de arte e, sobretudo, pensadores pós-modernos posteriores, tentaram ver nas novas correntes artísticas a tradução directa dos conceitos da ciência moderna.
Magritte, contudo, é muito mais directo e simples. «Como as pessoas me criticaram pelo famoso cachimbo! E, no entanto, como poderiam enchê-lo de tabaco? De forma alguma; é só uma representação, não será? Por isso, se tivesse escrito no meu quadro ‘Isto é um cachimbo’, estaria a mentir».

Estaria?

«Passeio Aleatório» - «Expresso» de 13 de Junho de 2009 (adapt.)

Este texto é uma extensão do que está publicado no 'Sorumbático' [v. aqui], onde eventuais comentários deverão ser afixados.