sexta-feira, 30 de abril de 2010

Eureka!

.
Por João Paulo Guerra

Por obra e graça do Bloco Central – com esse ou outro nome – os portugueses e o mundo ficaram a perceber no que consiste a crise em que o país está mergulhado. Havia quem pensasse que Portugal estava a ser alvo da acção de especuladores. Como havia quem admitisse que o endividamento, mais dia, menos dia, dava para o torto. Outros opinavam que o consumo privado e a despesa pública estão fora de controlo. Mas, afinal, feitas as contas pelo Bloco Central a grande questão é outra. E a descoberta levou o Bloco Central a tomar medidas. Já há quem critique o excesso como quem critique o defeito.

A verdade é que nenhuma outra entidade para além do Bloco Central - como tal ou de outro modo designada - sabe em que consiste a crise. A verdade é que tem sido o Bloco Central a governar e a desgovernar Portugal, a comandar as iniciativas e comportamentos que endividam e desequilibram. Estando o PS no Governo e o PSD na oposição, ou vice-versa, o Bloco Central está de facto no poder. E foi assim que agora, o Governo do PS foi pedir ajuda ao PSD para aplicar a agenda do próprio PSD e mesmo do CDS. É o Bloco Central na sua plenitude.

E a agenda é a seguinte. O grande problema de Portugal, por cima do endividamento, sobrevoando a despesa pública, olhando de cima para o consumo privado é o número de desempregados. Não pelo problema social do desemprego que atingirá mais de 600 mil trabalhadores, para além do milhão de precários para os quais o desemprego é o horizonte. O único social que está na moda é o da capa das revistas cor-de-rosa. Mas o problema do desemprego é que tantos desempregados custam caríssimo. A este preço quase não compensa mandar pessoas para o desemprego. Eureka! O Bloco Central descobriu a pólvora para rebentar com a crise.

.

«DE» de 30 Abr 10