quarta-feira, 14 de abril de 2010

Soberania

.
Por João Paulo Guerra

O Sr. Olli Ilmari Rehn é um liberal finlandês escolhido pelo Dr. Durão Barroso para desempenhar o cargo de comissário europeu responsável pela Economia e Finanças.

E É ESTE INDIVÍDUO que anda a rezar pela pele dos portugueses, alvitrando desde já que o Programa de Estabilidade e Crescimento ainda é pouco e que vão ser necessários "esforços adicionais" para reduzir o défice orçamental. Ou seja: em Portugal até um membro do Governo já admitiu que o PEC venha a ter "um efeito perverso na economia portuguesa". Mas do alto da sua finlandesa suficiência, a exportar Nokias, madeiras, pasta de papel e design, o Sr. Olli Ilmari Rehn aconselha Portugal a afundar-se económica e socialmente.

O Sr. Olli Ilmari Rehn, liberal finlandês que estudou economia e relações internacionais no Minnesota, Estados Unidos, nos anos 80, eventualmente também considerou que a política do Sr. Ronald Reagan não seria suficiente para fazer dos Estados Unidos e do mundo um verdadeiro deserto de direitos sociais, o que exigiria "esforços adicionais" por parte das vítimas do costume. Quanto ao seu próprio país e continente, o Sr. Olli Ilmari Rehn não viu ou não percebeu bem o filme da finlandização e das negociações sobre Segurança e Cooperação na Europa, pois nenhum destes acontecimentos decidiu "a queda da cortina de ferro", ao lado da qual a Finlândia se deu aliás muito bem.

Mas isso não é agora para aqui chamado. O que interessa é que um liberal finlandês que os portugueses não conhecem de lado nenhum e que ninguém elegeu - mas por sinal escolhido a dedo por um português que se escapuliu de Portugal deixando o país "de tanga" - tem poder para falar de cátedra sobre quantos mais "esforços adicionais" vão os portugueses ter que suportar.
.
«DE» de 14 Abr 10