sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um Natal Ecuménico

-
Por Maria Filomena Mónica
.
ESTÁ O LEITOR A PAR do dia exacto em que nasceu o Menino Jesus? Se a sua resposta for afirmativa, provavelmente está enganado. A descrição da Natividade aparece, sem data, nos Evangelhos de S. Mateus e de S. Lucas. Até ao século IV D.C., em toda o mundo cristão, a festividade era celebrada na Epifania (6 de Janeiro) como ainda o é nos círculos ortodoxos. A data em que os portugueses celebram o Natal, 25 de Dezembro, deve-se ao desejo da Igreja Romana substituir um ritual devasso, as saturnais, festejado por esta altura. Por razões que a seguir explicarei, esta indefinição cronológica do Natal convém-me.
.
Quando era menina e moça, só havia um Natal, o da Missa do Galo. À mesa, sentavam-se avós, tias e até primas afastadas. A minha mãe, que adorava a festa, costumava montar uma árvore gigantesca e um presépio sumptuoso. Hoje, o panorama alterou-se, não só devido à sua morte, mas à evolução da sociedade. Os casamentos deixaram de ser até à eternidade, o que levou a que os meus netos tenham não quatro, mas aí uma dezena de avós, lutando por os ter junto de si na noite da Consoada. Todos os anos me vejo aflita para conseguir obter um buraquinho no calendário. De tal forma se multiplicaram os festejos que eles mal dispõem de tempo para abrir os presentes que coloco debaixo da árvore tailandesa mandada vir do Canadá. A polémica sobre o dia aumentou não só porque o meu actual marido é do Porto - e legitimamente considera que a sua família também conta – mas por a minha filha ter um varão do seu segundo casamento.
.
Depois de reflexão individual e de um debate com a descendência, optei por organizar, não um, mas dois Natais: os que adoptarem a tese de Sextus Julius Africanus, virão a 24 de Dezembro; os que preferirem seguir o costume instaurado em Constantinopla, fá-lo-ão a 6 de Janeiro. Pela primeira vez, vou celebrar um Natal ecuménico.
.
Dezembro de 2007
.
NOTA: Este texto é uma extensão do que está publicado no 'Sorumbático' [v. aqui], onde eventuais comentários deverão ser afixados.