quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Dia do Trabalho Industrial Já Foi


Por Maria Filomena Mónica

FESTEJOU-SE HÁ POUCO [Maio 2008] o Dia do Trabalhador, uma criação da II Internacional Socialista, em homenagem à luta, iniciada em 1886, pelos operários de Chicago, com o objectivo de obterem condições de trabalho mais dignas. Ao olhar os grupos que, em Lisboa, se reuniram este ano na Avenida da Liberdade e na Alameda Afonso Henriques, senti que aquelas multidões representavam qualquer coisa de anacrónico. De facto, o 1.º de Maio pertence a um mundo que, a Ocidente, desapareceu. Depois da vitória, em 1984, de Mrs Thatcher sobre os mineiros britânicos, nada voltou a ser como dantes. Em vez de operários, com uma profissão organizada, temos jovens empregues em «call center», com trabalho precário e sem poder reivindicativo.

Este Verão aconteceu-me uma coisa extraordinária. Durante as cheias em Inglaterra, estando sozinha em casa, bateram-me à porta. Abri-a com o costumado ar de quem se sente invadida por um mundo odioso. Deparei-me com um homem de meia idade. Enquanto me mostrava um cartão do sindicato, o N.U.M., informou-me ter sido mineiro durante trinta anos. Explicou-me estar há muito no desemprego, pelo que não encontrara outra solução senão ir, de casa em casa, vendendo luvas para tirar a comida do forno. Além de eu não cozinhar, o par de Oven Gloves: Triple Thick for Extra Protection, fabricadas na velha cidade de Oldham, pareceu-me tão obsoleto como uma pedra lascada.

E no entanto dei comigo a dar nove libras por um produto que sabia jamais ter qualquer utilidade. Por suspeitar que a esmola me fazia remontar ao tempo em que éramos ensinados a dizer aos pobres para ter «paciência», acabei perplexa. Mas não era apenas a caridade cristã ressuscitada: o que sentia era compaixão por quem já não podia lutar de pé. Não havia motivo, decidi, para vergonhas. Dantes, pensava que tudo se resolveria com a Revolução. Agora, sei que o mundo em que nasci acabou e que, pelo meio, surgiram outras vítimas da fome.

Maio de 2008