sábado, 15 de maio de 2010

A 'stôra' que saiu na 'Playboy'

.
Por Ferreira Fernandes

NA TRANSMONTANA Torre de Dona Chama, Bruna, professora de Educação Musical de uma das escolas da vila, posou nua para a revista Playboy. A câmara suspendeu-a. Bruna não posou nua na aula tocando harpa. Bruna não relacionou a escola de Torre de Dona Chama com a sessão fotográfica - e olhem que seria fácil lançar pontes entre o negócio da revista (afoguear homens) e as palavras "torre", " dona" e "chama". Bruna simplesmente foi ao estúdio da Playboy, fez as fotos e recebeu o acordado. Tal como outros professores saem da escola e vão para casa embebedar-se. Eu não gosto de quem posa nu para a Playboy ou vai para casa embebedar-se. Mas isso é assunto que eu tenho de resolver comigo próprio. Passa a ser assunto público só quando, sem meu consentimento, a Bruna quiser fazer fotos no meu sofá ou algum professor se servir do meu uísque. Enfim, Bruna só teve o mau gosto de posar para a Playboy, o que é um facto impossível de ser punido porque outros consideram, legitimamente, que posar para a Playboy é de bom gosto. Torre de Dona Chama tem interesse em olhar esta história com liberalidade. Senão, quando lhe saltarem à perna por ter a Festa dos Caretos, fica desarmada. E alguém, com dedinho moralizador, proíbe-lhe uma festa que gaba a vitória dos cristãos sobre os mouros.
.
«DN» de 15 Mai 10