sexta-feira, 3 de setembro de 2010

«Dito & Feito»

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Por José António Lima

NO PASSADO sábado, ao mesmo tempo que aproveitava uma oportuna visita a Ourique para desdramatizar a eventualidade próxima de qualquer crise política e avisar PS e PSD que não lhe parece «difícil» um entendimento em relação ao Orçamento do Estado para 2011, o Presidente da República aparecia em grande destaque numa reportagem intimista sobre as suas férias. Um dia em cheio para Cavaco Silva.

Não por acaso, certamente, o jornal escolhido para revelar, ao longo de seis coloridas páginas, os ‘segredos das férias’ do Presidente foi o Correio da Manhã, por sinal aquele que actualmente mais exemplares vende em Portugal. E, ainda que Cavaco Silva sublinhe que «toda» a sua «actividade está concentrada» no exercício das funções presidenciais, lá conseguiu disponibilizar umas dilatadas horas para mostrar a sua casa de praia e as arribas sobranceiras ao mar, a ‘quintinha’ onde preserva o seu recanto rural e a sua ligação às raízes, com as oliveiras e as anonas de que tanto se orgulha, e até para um passeio paisagístico coroado com a contemplação de flamingos numa lagoa.

Já se tornaram habituais estas promoções de imagem dos líderes políticos, metodicamente planeadas e protagonizadas com assinalável profissionalismo. Nas quais abrem as portas da sua privacidade e da sua vida familiar para mostrarem uma faceta mais informal, simples e descontraída, mais afectiva e próxima dos cidadãos eleitores. Qualquer Presidente da República ou primeiro-ministro a elas recorre, ocasionalmente. Tornaram-se indispensáveis, no marketing político, para alargar simpatias e melhorar a popularidade.

E, acrescente-se, dão um jeitão a candidatos presidenciais em vésperas de eleições. Mesmo quando asseguram que «há tempo para tudo e este não é o tempo de tratar da questão» da recandidatura. Se não é o tempo, imita muito bem.
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«SOL» de 3 Set 10