sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vem nos livros: tudo muda

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Por Ferreira Fernandes

HOLLYWOOD sabe farejar o ar do tempo. Num filme gentil, Você Tem Uma Mensagem, com Tom Hanks e a então namoradinha da América, Meg Ryan, contava-se a eterna história do tubarão que engole o peixinho.
No filme, de 1998, Meg tinha uma livraria familiar, dois empregados, e estava ameaçada pela megalivraria do Tom que abria na vizinhança. No fim, eles amavam-se, eram felizes, mas a ameaça ficava sugerida para além do "The End": as pequenas livrarias tinham os dias contados.
A história era inspirada por um facto real: o efeito de eucalipto da livraria Barnes & Noble, perto da Ópera de Nova Iorque, que secou à volta.
A Barnes & Noble, com 1357 lojas, é - com a Borders, cerca de mil lojas - um dos dois grandes grupos de livrarias americanas. Ora, contou ontem o jornal espanhol El País, estão ambas à beira da falência por causa da venda de livros na Internet.
A Barnes & Noble já fechou este ano 71 lojas. E, suprema ironia, a tal loja que serviu de pretexto ao amor de Meg Ryan e Tom Hanks é das que estão destinadas, já em Janeiro, a esvaziar as estantes dos seus seis andares.
Segundo o New York Times, uma dúzia de anos depois do filme, o que está a voltar a dar são as pequenas livrarias, lugares de convívio. Poderia haver um Você Tem Uma Mensagem (Parte II), com o ricaço Tom a ir pedir emprego à pequena Meg? Podia, mas as histórias justas não têm sucesso.
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«DN» de 24 Set 10