segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Já compraram as cabras?

.
Por Helena Matos

DEVE TER SIDO a notícia mais bizarra de todo o Verão. Como juntava bichinhos com pêlo, Natureza ou visão urbana dela e corria sob o slogan da “prevenção de incêndios” a notícia espalhou-se à velocidade do fogo num esteval. Refiro-me concretamente a um projecto, Self-Prevention de seu nome, que destina 49 milhões de euros à aquisição de 150 mil cabras, que agora se chamam “limpadores naturais” e que nessa qualidade, afiançavam as notícias, comerão o mato que prolifera na zona transfronteiriça de Portugal e Espanha. Ainda não há muito tempo faziam-se notícias igualmente exaltantes sobre o problema dos pastores enquanto causadores de incêndios, através dos quais visavam precisamente obter pastos para o gado, nomeadamente para as cabras, então apresentadas como insaciáveis devastadoras dos ecossistemas. Mas qualquer dúvida sobre o impacto de tanta cabra esfuma-se quando se percebe que o dito projecto envolverá 187 entidades públicas dos dois países.

Imaginar 187 entidades públicas de dois países gerindo 150 mil cabras é um argumento para Almodôvar e a garantia de que teremos secretárias, assessores, educadores sociais, antropólogos, a filha do alcaide e o genro do presidente da câmara todos devidamente empregados à conta das cabras. Todos falando em português, espanhol e portunhol da dinamização que este projecto vai trazer, das novas valências que os “limpadores naturais” promovem, das sinergias que se vão estabelecer nomeadamente com a cultura e o turismo. Cabras propriamente ditas e pastores é que vai ser mais difícil encontrar.

Obs. Publiquei este texto a passada semana no PÚBLICO. Hoje mesmo um destaque sobre os incêndios florestais volta à carga com a relação entre os pastores e os fogos florestais. A solução parece estar agora no ‘enquadramento’ dos pastores. Mas ainda há umas semanas as cabras e os pastores estavam de ‘limpadadores naturais’ e de solução para os incêndios. Presumo que às 187 entidades públicas que vão gerir as 150 mil cabras limpadoras naturais se vão somar outras tantas entidades para enquadrar os pastores e as cabras que destroem a natureza.
.
Público e Blasfémias