quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AS 'REFLEXÕES' DE SAMPAIO

.
Por Baptista-Bastos
.
O DOCUMENTO QUE JORGE SAMPAIO fez publicar, anteontem, no DN, sob o título de "Cinco Reflexões sobre os Desafios de uma Estratégia Nacional", comporta uma forma de revolta delicada, uma crítica mansa, e um pouco melancólica, aos egoísmos corporativos, e o desejo de que as fracturas sociais crescentes não atinjam zonas irremediáveis. O texto possui a honestidade intelectual do autor e o sentido de um apelo que desemboca em largas inquietações.
.
Como se pode mobilizar um povo, convocá-lo para a causa comum, se a classe dirigente tem tripudiado sobre a cultura de relação de que se compõe a democracia avançada? Nada nesse sentido tem sido realizado, sequer tentado. O próprio Sampaio, quando Presidente, ao rejeitar Ferro Rodrigues, e abrir as portas a um intermezzo cómico, participou, activamente, no retrocesso histórico que fez aumentar a indiferença e o desencanto portugueses. As desproporções obscenas entre os sacrifícios impostos e as regalias generosamente distribuídas por uma casta de privilegiados não são de molde a entusiasmar a população. O discurso oficial desloca-se numa falsa euforia e passa para a depressão mais inquietante. Ninguém, de boa fé, acredita nestes "políticos", cuja representação é diariamente demolida pelas evidências dos factos. E Jorge Sampaio bem o sabe.
.
As "Reflexões" não eliminam o sentido crucial dos problemas, mas também não indicam, ou sugerem, como seria natural, o combate ideológico contra a ideologia que intimida os governos e os intima a praticar regras unilaterais. Há, em tudo isto, uma perversão moral que condiciona o comportamento ético. O texto de Sampaio é omisso nestes aspectos, e percorre-se em generalidades. E talvez devesse ser, pelo estatuto e pelo passado do autor, nesta desordem e nesta perturbação, um aviso de que as abdicações não são o caminho para o resgate das servidões. A desmobilização cívica do País é uma das consequências da ausência da instância Estado, da falta de comparência de um ideal de libertação (sim, de libertação) que nos empolgue. E é, igualmente, a descaracterização ideológica dos partidos, essa base lógica que explica e justifica as grandes conquistas dos trabalhadores no imediato pós-guerra. Quando um estudo revela que os portugueses são o povo europeu que menos ri ou sorri, o caso pode animar solertes comentadores do óbvio - mas não deixa de ser significativamente pesaroso. Já ninguém vai "contra os canhões marchar, marchar". Estamos marcados pelo mais atroz niilismo e identificados com o mais absoluto indiferentismo.
.
O documento de Jorge Sampaio é, certamente, estimável, mas o seu conteúdo não revela a originalidade exigível.
-
«DN» de 14 de Janeiro de 2009