domingo, 18 de janeiro de 2009

A camisola verde

Por Alice Vieira

NÃO SOU MULHER de superstições.
.
Sempre convivi bem numa mesa de 13 pessoas, não me afligem os gatos pretos, não me ralo se estiverem a ler o (meu) jornal por cima do (meu) ombro, não me preocupo se abrirem chapéus de chuva dentro de casa, não acredito que uma carteira pousada no chão afaste o dinheiro, e se não gosto de cabides em cima da cama é apenas por uma questão de arrumação.
.
Mas, desde há muitos anos, que não transijo num pormenor: nunca me visto de verde.
.
Não tem a ver com nenhuma superstição daquelas que o povo conhece, nem se trata de qualquer acto ostensivo de repulsa sportinguista.
.
É digamos – mania minha.
.
Mania assente em factos de tempos idos, quando eu era jovem e pensava que todos os amores eram eternos. Quando um dia descobri que não eram, senti-me a pessoa mais infeliz do mundo e, talvez por que então vivesse na cidade mais romântica do mundo, decidi tomar a atitude romântico-heróica de nunca mais na vida me vestir de verde, que era a cor da saia que eu levava nessa manhã.
.
(Vá, podem rir à vontade, que eu espero.)
.
Mas a verdade — e já lá vão 40 anos! - é que nunca mais me vesti de verde.
.
Já fiz uma ou outra tentativa, caramba! não nos podemos deixar levar por palermices dos verdes anos!, e experimentei um lenço, uma t-shirt, uma coisa assim.
.
Acabei sempre por desistir.
.
Não consigo explicar porquê, mas é assim como se me sentisse a cometer uma traição, e com a certeza de que os deuses me vão castigar por isso.
.
Mas na semana passada convidaram-me para ir a um programa da televisão.
.
“É agora”, pensei eu, “nada melhor que este princípio de ano para acabar com esta tolice”.
.
Vai daí, no próprio dia da emissão (para não ter tempo de me arrepender…) entrei numa loja, comprei uma camisola verde, mas verde mesmo, verde a sério, verde-que-te-quero-verde, e corri para os estúdios, onde tinha de chegar a horas porque o programa era em directo.
.
Prendem-me um microfone à camisola (verde!), e lá me sentam ao lado da jornalista, que está ligada pelo ouvido à régie, onde —segundo depreendo — lhe estão a dar alguma ordem de última hora.
.
Ela diz-me qualquer coisa que eu não entendo, porque fala baixinho, e repete, mas só à terceira é que percebo:
.
“Estão a perguntar-me se não se importa que a sua camisola vá aparecer azul em vez de verde… É que o cenário atrás de si é verde, e por isso temos de mudar a cor, se não não se distingue nada”.
.
E lá apareci de azul nos écrans.
.
E lá enfiei a camisola verde para o fundo mais fundo de uma gaveta, donde espero não voltar a tirá-la.
.
Quem sabe se este não foi um recado dos deuses? Pelo sim pelo não, o melhor é não os provocar.
-
«JN» de 18 de Janeiro de 2009

Sem comentários: