segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quem diria? - Taro plagia Sócrates

.
Por Antunes Ferreira
.
A FRANCE PRESSE, descobri agora e o Japão, acabo agora mesmo de descobrir, estão mancomunados com José Sócrates. Que desplante! É um verdadeiro plágio. E não creiam os que ainda me lêem que se trata de mais um boato malévolo e anónimo – de minha autoria. Não se leia nisto uma grave incongruência. Há momentos em que um anónimo convicto e de boa fé se permite dizer de peito aberto e coração puro que encontrou motivos tão dramáticos numa afirmação, que tem de desabafar com alguém. No caso com os escassíssimos corajosos que seguem as minhas escrevinhadelas. Portanto, nada de confusões: este caprichoso anónimo, sou eu.
.
Transcrevo um despacho da agência em causa, oriundo de Tóquio. Utilizo a versão em português do Brasil e, por consequência mantenho a grafia, que, de resto, e de acordo com o Acordo, a partir do 2010 aqui ao lado - e que já se descortina no horizonte, menos afastado do que se pensa – será a base da uniformizada. Permito-me aqui uma parentética, endereçada aos que ainda estão contra o documento. Apenas a título informativo, solicitando que comparem com os dados da
Mãe Pátria que dizemos que somos.
.
É curioso, mas, quer queiramos, quer não, a República Federativa do Brasil, tem 190 milhões de
habitantes, e uma superfície de cerda de 8.515 milhões de quilómetros quadrados, o que significa quase metade da América do Sul. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área. Nona maior economia do planeta e a maior latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja no âmbito regional seja no global.
.
«Japão vive pior crise econômica desde a Segunda Guerra»
.
«A economia do Japão está atravessando sua pior crise desde o final da guerra, afirmou nesta segunda-feira o ministro de Política Econômica e Orçamentária, Kaoru Yosano, após divulgação de cifras que revelam que o país sofre a maior contração em 35 anos. "Esta é a pior crise desde o final da guerra. Não resta dúvidas", declarou Yosano à imprensa».
.
«Segundo cifras oficiais divulgadas nesta segunda-feira, a economia japonesa sofreu no quatro trimestre de 2008 a pior contração desde 1974, com uma queda de 12,7% do Produto Interno Bruto. "A economia japonesa, cujo crescimento depende muito das exportações de automóveis, maquinário e equipamentos de informação, ficou literalmente arrasada pela crise", afirmou ainda Yosano».
.
«"O Japão será incapaz de superá-la sozinho. As fronteiras não existem na economia. Nossa economia arrancará de novo ao mesmo tempo que os outros países", acrescentou o ministro, para quem "reconstruir a economia é uma questão de responsabilidade frente aos outros países". Este foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento econômico negativo no Japão».
.
«Este retrocesso do PIB da segunda economia mundial e primeira da Ásia é o mais forte desde a queda de 13,1% em ritmo anual registrada no primeiro trimestre de 1974, em plena crise do petróleo. Os economistas esperavam por uma contração de 11,6% a ritmo anual, e de 3% em relação ao trimestre anterior, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Nikkei com 22 especialistas».
.
«O Japão se encontra oficialmente em recessão desde o terceiro trimestre de 2008, quando sua economia retrocedeu 0,6% em relação trimestre precedente, depois de uma contração de 0,9% no segundo trimestre. Segundo a imprensa japonesa, o governo prepara um novo pacote de estímulo econômico para combater essa situação. O primeiro-ministro, Taro Aso, deve encarregar nesta segunda-feira o Partido Liberal Democrata (LDP) o início dos trabalhos para apresentar em abril um orçamento adicional ao Parlamento, com o objetivo de financiar o terceiro plano de reaquecimento desde o fim de 2008, informaram o jornal Yomiuri Shimbun e o canal de TV público NHK. Alguns integrantes do governo defendem uma ajuda substancial, que poderia chegar a 109 bilhões de dólares».
.
«"Devemos atuar de forma contundente. Devemos fazer algo drástico", declarou Yoshihide Suga, muito ligado ao premier. O pacote definiria o financiamento de grandes projetos públicos como a reconstrução de aeroportos e outras infraestruturas, ao mesmo tempo que estimularia o desenvolvimento de empresas com projetos ecologicamente corretos. Como reflexo do anúncio desta segunda-feira, a Bolsa de Tóquio encerrou a sessão em baixa de 0,38%. O índice Nikkei 225 perdeu 29,23 pontos, a 7.750,17 unidades».
.
Não subsistam dúvidas. Quer dizer, o Japão, esse pigmeu, imagine-se, copia o que o enorme País governado pelo Pinosócrates vem tentando fazer, singularmente com menos recursos financeiros, mas muito mais ousadia. Quem diria que esse minúsculo Golias seguiria, na medida das suas parcas possibilidades o potentado David do reino dos Descobrimentos.
.
Por isso, parece-me de bom tom, no mínimo, que as Oposições cá do burgo dirijam as suas críticas para o Extremo Oriente e não apenas para este ciclópico cantinho. Há que avisar solene, mas energicamente, o Executivo de Tóquio dos riscos que corre com tal seguidismo, verdadeiro inqualificável. Sobretudo a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, de quem se espera, face ao despautério nipónico, que o meta nos eixos. Os Japoneses merecem-no. Quem os avisa, amigo deles é.
.
NOTA: Este post é uma extensão do que está publicado no Sorumbático [aqui], onde eventuais comentários deverão ser afixados.