domingo, 1 de agosto de 2010

O ruir de uma lenda antiga

Por Ferreira Fernandes

O JORNAL The Wall Street Journal dedicou um artigo a notas. E dedicou-se logo às maiores, de 500 euros. De 2007 para cá, desde a pré-crise, as notas de euro em circulação cresceram 11%, mas as de 500 cresceram 26%... O artigo explica que o aumento de notas de 500 ajudou a fortalecer o sistema financeiro da Zona Euro (tem a ver com uma coisa que se chama seigniorage, privilégio que têm os bancos centrais, com a qual não vos maço) mas também preocupa as autoridades policiais. A Europol (a agência policial da União Europeia) suspeita de boa convivência entre as notas roxas e os criminosos.
A nota mais alta de dólar é de 100, o que quer dizer, à conversão de hoje, que são precisas seis delas para valer o mesmo que uma só de 500 euros. Ensinou-me The Wall Street Journal: um milhão de dólares, em notas de 100, pesa 10 quilos, e o mesmo valor em notas de 500 euros só pesa 1,6 quilos.
De toda a história retive o seguinte: Frank Sinatra está inocente! Corre uma lenda de que o grande cantor, nos finais da década de 40, levou uma maleta (daquelas à diplomata) onde transportava dinheiro para Lucky Luciano, o capo da Máfia que vivia em Havana. Valores que a lenda repete: 3,5 milhões de dólares, em notas de 50. Ora isso dá em peso o seguinte (sei agora): 3,5 milhões, vezes o dobro das notas de 100 em notas notas de 50, vezes 10 quilos - igual a 70 quilos. Lenda falsa. Arquive-se.

«DN» de 1 Ago 10