sábado, 6 de dezembro de 2008

A Senhora Dona Maria de Jesus

Por Antunes Ferreira
.
ISTO DE ESCOLHER TEMA para crónica tem que se lhe diga: Por mim, acho que escrevê-la é muito mais fácil, tendo embora a perfeita consciência de que, por várias vezes, sai prosa intragável que nenhum sujeito de boa-fé e rectas intenções merece. Mas, em tais apertos, juro que é o que se pode arranjar. E quem dá o que tem, a mais não é obrigado. Muito obrigado. Daí que diga que o sarilho está na escolha do assunto.
.
Esta semana que hoje finda é complexa, é mesmo labiríntica. Fora eu de Delfos e ainda que sem os encantos da pitonisa (ao que dizem, havendo outros que desmentem) e ajudar-me-iam as fumarolas enxofradas. Mas, ó céus, não passo de um pobre mortal, se bem que com as obrigações fiscais em dia. No que concerne à Segurança Social, são outros quinhentos mil réis: estou reformado.
.
Veja-se. O s ataques terroristas em Mumbai, a antiga Bombaim cedida aos ingleses como prenda de casamento da Princesa Beatriz. Não pego. É um exemplo da crueldade criminosa que o terror usa nas suas actuações violentas. É o regresso à barbárie. As declarações do Senhor Mário Nogueira, PP, ou seja, Patrão dos Professores? Muito menos. Aquele bigodinho, entre o cinéfilo e o vilão, já não o posso ver. E a ditadura do não - não se enquadra na minha maneira de estar.
.
O nebuloso imbróglio do BPN está cada vez mais intrincado. Até o Senhor Doutor Aníbal Cavaco Silva já deu cavaco – e no site oficial de Belém – declarando-se impoluto e inocente do que lhe teriam já imputado. Talvez por andar distraído, não tinha dado por isso. Ouvira ou lera ou vira, não posso precisar que ele, PR, tinha toda a confiança no Senhor Doutor Dias Loureiro, baseado na palavra de honra que este lhe dera. Neste vespeiro, nem pó.
.
Restava-me a enorme solidariedade que se verificou a nível da Segunda Circular. Num rasgo ímpar de generosidade, o Benfica fora à Grécia para se ver grego? Não senhor. Sujeitara-se aos ignominiosos 1-5 só para se irmanar na desdita com os aviltantes 2-5 do Sporting que, para isso, nem precisou de sair de casa. Os catalães chegaram (e sobraram), presentearam os leõezinhos com a meia dezena da ordem e ala que se faz tarde.
.
O gesto dos comandados (?) pelo Señor Don Quique Flores será difícil de encontrar nos tempos mais próximos. O Senhor Paulo Bento deve ter-se desfeito em agradecimentos ao seu congénere da águia. Aliás, penso que ele não terá sido o único a manifestar a sua gratidão aos vermelhos (no tempo salazarento eram encarnados, por motivos óbvios). O Senhor Professor Carlos Queirós diz-se que, para além de mail, também terá enviado um ramo de rosas vermelho/encarnadas com um cartão dobrado no canto superior esquerdo. Os homens conhecem-se nas ocasiões. Ná, que me perdoe o Régio, mas sei que não vou por aqui.
.
Pois, está escolhido o tal tema. A mais velha mulher do Mundo, pasme-se, é portuguesa. Assim mesmo, sem tirar nem pôr. Em raríssimos casos somos os primeiros. Ultimamente só o Évora, a Vanessa e a Neide (e vamos a ver se o enfatuado, isto é, o Cristiano Ronaldo), e, é verdade, o Saramago, mas noutras latitudes e noutros preparos. Gamas e Cabrais foram, mas há séculos.
.
Pois, desta feita, temos a Senhora Dona Maria de Jesus, uma lídima Portuguesa nascida em 1893, vive agora na localidade de Corujo, no concelho de Tomar, e tem 5 filhos, 16 netos, 16 bisnetos e dois trinetos. Era, até quarta-feira, a norte-americana Edna Parker, que tinha ainda conseguido completar 115 anos. Isto é, também viera a este vale de lágrimas em 1893. Só que – morreu. Acontece.
.
Dizem os noticiários que a senhora Dona Maria de Jesus já confessou que o seu doce preferido é arroz-doce e também se pela por gelados. E que escolheu sempre o peixe e os legumes, em vez de carne. Mais: conseguiu manter sempre o seu perfeito estado de saúde sem nunca ter bebido café, sem nunca ter fumado e sem nunca ter tocado em álcool. No entanto é cega desde criança de um olho. Segundo Madalena de Jesus, a filha com quem vive, a sua Mãe gosta de ser ela a fazer tudo, gosta muito de tirar fotografias, gosta muito de tomar banho e não gosta que a agarrem. Excelente.
.
Valha-me, por conseguinte, a Senhora Dona Maria de Jesus. Que viva por muitos anos. Bem merece. Por nos dar um primeiro lugar e por me ter propiciado a presente crónica. Muito obrigado.