sábado, 29 de janeiro de 2011

Medo, pânico ou pavor?

.
Por João Duque

A CHINA com medo da fraqueza do dólar. Os cristãos com medo dos árabes. Os árabes com medo da dívida portuguesa.

Andam todos assustados. Os funcionários públicos com medo do dinheiro não chegar ao fim do mês. Os açorianos dependentes do orçamento, com medo de não poderem ser compensados pelos cortes. Os médicos reformados com medo de não poderem acumular. Os bolseiros com pavor por terem de devolver parte do que receberam. Os jovens licenciados com medo do desemprego.

O desemprego com medo do INE. O INE com medo de não conseguir baixar o número de desempregados com a nova metodologia. O IGCP em pânico com os leilões. O mercado com medo de Portugal. As escolas privadas com medo de fecharem.

Manuel Alegre assustado só de pensar em ficar atrás de Fernando Nobre. Francisco Lopes de ficar atrás do Coelho da Madeira. A Alemanha com medo da crise espanhola. A França com medo das atitudes alemãs. O Governo com pavor de não conseguir travar as providências cautelares dos professores. A minha filha com medo de não terminar o curso.

O Ministério das Finanças em pânico com a execução orçamental. A Direção-Geral dos Impostos com medo de não cobrar o que todos lhe imploramos. Os juízes com medo dos cortes nos complementos salariais.

O BCE com medo de ficar demasiado exposto aos créditos exorbitantes a bancos portugueses e ao Tesouro nacional. José Sócrates com pavor do FMI. A China com medo da fraqueza do dólar. Os cristãos com medo dos árabes. Os árabes com medo da dívida portuguesa. As Fundações e institutos públicos com medo do FMI. José Eduardo Bettencourt com medo das derrotas do Sporting. Os reformados com medo de cortes nas pensões. As eólicas com medo de serem devidamente avaliadas. Os irlandeses, gregos e portugueses emitentes com medo das agências de rating. Teixeira dos Santos com medo dos 7%, dos 8%, dos 9%... As agências de rating com medo de serem pouco conservadoras.

A Caixa Geral dos Depósitos com medo do BPN. A Galp com medo do Amorim. O mercado com medo de Steve Jobs. O José Mourinho com medo de não ganhar a liga espanhola. O Bloco de Esquerda com medo de ter razão. Os nossos submarinos com pavor de meterem mais água. A WikiLeaks com medo de não ter mais informações para divulgar.

Os portugueses com medo do estado do Estado Social que lhes mentem manter. As famílias numerosas com medo da perda do subsídio. O FMI com medo de Portugal. O Reino Unido com medo da inflação. O Benfica com medo de não ganhar nada. A RAVE com medo de não ter TGV. Todos com medo dos preços do petróleo. O Banco de Portugal com medo do preço do ouro. Os exportadores com medo do euro. Os importadores com medo do euro.

O Medina Carreira em pânico porque tem razão. O Alberto João Jardim com medo de fumar. E eu com pavor da Conceição!

Que raio de maneira de começar a década!

Até o António de Almeida está com medo...
.
«Expresso» de 21 de Jan 11
.
NOTA (CMR): O António de Almeida referido no fim do texto é o autor das crónicas publicadas no «Expresso-Economia», nas colunas ao lado das de João Duque.