sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Controlo do Professor Marcelo

.
Por Maria Filomena Mónica

HÁ VÁRIOS ORGANISMOS, pagos com o nosso dinheiro, cujo trabalho se tem revelado imbecil, inútil e deletério. Está neste caso a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Segundo os senhores que ali se sentam, a RTP teria, «no curto prazo», de «mexer» nos programas de comentário político, promovendo «uma representação mais plural de forças e sensibilidades político-partidárias». Vem esta lenga-lenga a propósito do programa «As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa», o qual, segundo a ERC, seria longo demais. Em ano de eleições, convém evidentemente controlar o comentarista. Devo dizer que nunca votei no PSD, portanto por aqui não me apanham.

Acontece que aquele é o único programa que vejo. Porque me diverte, me esclarece e me mantém a par do que vai acontecendo no país e no mundo. A cereja no bolo é a possibilidade de o Professor não resistir a envenenar alguém. Uma anjinha em política, nem sempre sou capaz de o detectar, mas, nos momentos em que o faço, rio-me que nem uma perdida. Não ouço outros comentadores, pela simples razão de que me enchem de tédio. A televisão chegou a uma tal grau de abjecção que deixei pura e simplesmente de olhar para ela.

Quero lembrar, mais uma vez, que a RTP tem um orçamento a vários carrinhos: os impostos que pagamos, as receitas da publicidade e uma taxa disfarçada numa daquelas contas para as quais nem olhamos. Em contrapartida, possui obrigações, entre as quais a de constituir um «serviço público», uma coisa que ninguém sabe hoje o que é.

Estava eu, desesperada como é meu hábito, a meditar sobre a pátria, quando noto mais esta ameaça à liberdade de expressão. Pelos vistos, a ERC, dentro da qual os cérebros foram substituídos por cronómetros, decidiu que, se Marcelo tem um programa de trinta minutos, a RTP deve oferecer idêntico tempo a António Vitorino. Isto, independentemente dos méritos de cada um. Juro que se a RTP retirar um minuto que seja às escolhas de Marcelo, nunca mais pago impostos.

Setembro de 2008
.
Actualização (15 Jan 2010): acerca do que se está a passar (16 meses depois de escrita esta crónica), ver o Passatempo com Prémio a decorrer no Sorumbático até às 20h de 18 Jan 2010 - [aqui]. Os comentários feitos aqui, a este post, também contarão.

Sem comentários: