segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Preocupado

.
Por João Paulo Guerra

Cavaco Silva cumpriu, preocupado, os primeiros quatro anos do seu mandato como chefe do Estado. Em 58 destes 1461 dias saíram notícias nos jornais dando conta de que o chefe de Estado estava preocupado.

A EXPRESSÃO "Cavaco preocupado com" foi uma muleta para títulos de diários, semanários e notícias ao minuto online.

A primeira preocupação foi com as desigualdades e a exclusão, em Abril de 2006 e, já em Maio, com as crianças e a tendência para a desertificação. Seguiram-se os desafios da competição global, o aborto. Vá lá que, pelo meio de tanta preocupação, Cavaco Silva ficou despreocupado, em Janeiro de 2007, com a flexisegurança e, em Abril, com a energia nuclear. Mas as preocupações voltaram em Abril com a qualidade da democracia e, ainda em 2007, com a corrupção e o despovoamento do interior. Em 2008 Cavaco Silva preocupou-se com as ilusões na política, os offshore, a criminalidade violenta, o preço dos combustíveis, os poderes presidenciais, as alterações climáticas, a queda do rendimento nacional, as novas formas de pobreza. O ano de 2009 começou com o chefe do Estado a manifestar-se "preocupado e até um pouco triste" com a situação do país, seguindo-se as preocupações com o recuo do investimento, os números da crise, a governabilidade, o desrespeito pelas instituições, a transparência das operações da PT com a Media Capital, o Monstro, as escutas, a estabilidade, a Face Oculta. Perto do final do ano, Cavaco Silva estava mais preocupado com os "quinhentos e muitos mil" desempregados que com as "fracturas" na sociedade.

Mas 2010 começou com uma despreocupação: a candidatura de Manuel Alegre não faz parte das preocupações do Chefe do Estado. Cavaco Silva tem pelo menos mais um ano para explanar o catálogo das suas preocupações.

«DE» de 25 Jan 10