domingo, 10 de janeiro de 2010

Passatempo-relâmpago de 9-10 Jan 10 - Resposta

Este disparate, que em tempos dava direito a chumbar a Geografia no Ensino Secundário, aparece na pág. 24 do «Expresso» de 9 Jan 10. Poderia até passar em claro... se não aparecesse (e em destaque) num texto de página inteira (da autoria de Luisa Schmidt), sobre a Terra...
.
ARRUMANDO IDEIAS:

Posição relativa do Sol e da Terra ao longo do ano
.
A ocorrência dos solstícios e dos equinócios não tem nada a ver com a distância da Terra ao Sol, mas sim com a inclinação do eixo do nosso planeta em relação ao plano onde se desenrola a sua órbita. Além do mais, essa posição vai mudando (embora muito lentamente) ao longo dos anos, devido a um movimento de precessão de que o eixo está animado.
Actualmente, aquando do 'nosso' sosltício de Inverno, a Terra até está muito perto do periélio (posição em que é mínima a distância ao Sol), que ocorre em 4-5 de Janeiro seguinte.
.
O solstício de Dezembro é 'de Inverno' no hemisfério Norte e 'de Verão' no hemisfério Sul; inversamente, o solstício de Junho é 'de Verão' no hemisfério Norte e 'de Inverno' no hemisfério Sul.
Por isso, os nomes das estações do ano indicadas no desenho de cima só estão correctos do ponto de vista do hemisfério Norte.
.
Nota final: o texto do «Expresso» é de página inteira, e sobre Copenhaga e alterações climáticas. Ora, sendo certo que as alterações climáticas de longo prazo estão relacionadas - e muito! - com as mudanças de direcção do eixo da Terra... - cala-te boca!

Sem comentários: