quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cortes salariais são só leve ideia

.
Por Ferreira Fernandes

O ANTIGO MINISTRO das Finanças Ernâni Lopes tem uma solução expedita e deu-a. Ele diminuía "os vencimentos de funcionários públicos com um corte na banda dos 15, 20, 30 por cento." Mais cortante não podia ser, mas Ernâni Lopes conseguiu-o, pois os seus cortes seriam feitos assim: "A cru. Sem explicar nada. Ou melhor, explicando que ou é assim ou não é."
O bom com os antigos que não têm de provar nada (já uma vez Ernâni Lopes nos tirou do atoleiro) é que podem dizer as coisas sem terem de explicar nada. O mau é que aquilo que dizem soa demasiado a dito por quem já não está em jogo e não se importa.
Ernâni Lopes falava nas jornadas parlamentares do PSD. Quem tem o currículo de Ernâni Lopes poderia aspirar a próximo ministro das Finanças, o posto adequado para cortar salários a 20 por cento. Mas se Ernâni Lopes aspirasse a ser ministro do partido que o convidou para as jornadas nunca diria o que disse: assim, o PSD nem o quer ver perto numa próxima campanha eleitoral. Ernâni Lopes é bom para dizer coisas para "outro" partido aplicar (e se possível antes de uma campanha eleitoral). Mas como esse, porque governa, não o convidou para jornadas, o que Ernâni Lopes diz é só metaforicamente cortante. Seria melhor as jornadas parlamentares do PSD terem convidado alguém mais novo que dissesse coisas que não cortassem a sua ambição em as aplicar.

«DN» de 13 Jul 10