domingo, 4 de julho de 2010

A sr.ª Merkel não poupou na alegria

.
Por Ferreira Fernandes

ANGELA MERKEL é pela contenção de despesas, não das emoções. Ontem vi-a levantar-se por quatro vezes, abraçando à volta com a alegria que não teria nem que lhe tivessem anunciado a queda da dívida pública alemã para metade ainda antes de 2013 como quer o G20. Que G20?! Ontem foi dia do G4 (dois do Klose, um de Müller, outro de Friedrich, todos da Mannschaft, nenhum do Deutsche Budesbank).
Sentado ao lado, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, parecia surpreso com tanta excitação da sr.ª Merkel. A última vez que ele vira coisa parecida foi durante um ritual zulu e ele fazia mais uma vez de noivo. Quem o conhece sabe que Zuma estava um pouco desiludido. Do que ele gostava mesmo era assistir a um duelo feminino, como acontecera há uma semana, em Toronto - na cimeira, essa sim, do G20. Dessa vez, Merkel defrontava a sua colega argentina Cristina Kirchner. Jogou-se em Toronto com tácticas diferentes das ontem vistas. A sr.ª Kirchner alertou para os perigos da muita austeridade, enquanto a sr.ª Merkel foi a campeã do poupar e cortar.
Ontem, na Cidade do Cabo, foi o que se viu, a alemã, despesista, e a argentina nem foi de viagem, tão poupada como os seus no relvado, que foram também pelos gastos zero. Mas o que nos interessa, aos europeus, foi a viragem de Angela Merkel: "Foi alucinante!", disse ela. Ainda a vamos ver a vender as ilhotas alemãs do Báltico.
.
«DN» de 4 Jul 10