quinta-feira, 8 de julho de 2010

Explicações

.
Por João Paulo Guerra

O PARTIDO SOCIALISTA reuniu os seus parlamentares com actuais e antigos dirigentes. O futuro do PS não se apresenta cor-de-rosa e o partido tem que saber a tempo o que fazer. E ao fim de algumas horas a partir pedra, o PS descobriu a pólvora: a austeridade é justa e equitativa, mas os portugueses não compreendem o seu alcance.

Já todos os governos, de todos os matizes e em todas as circunstâncias, incluindo este e outros governos do PS, chegaram a esta mesma conclusão: estão a aplicar políticas ajustadas e justas, adequadas e eficazes – que, como se vê pela situação actual, não produziram efeitos de eficácia alguma –, mas os estúpidos dos portugueses não entendem. E portanto, o que havia, houve e há que fazer é proceder a lavagens aos cérebros dos portugueses, para ver se de cérebro lavado os portugueses compreendem os méritos do Governo e das suas políticas. Ou seja, vem aí uma onda de propaganda para explicar aos portugueses que o Governo PS lava mais branco.

Estas reuniões partidárias, realizadas quando as sondagens e outros sinais começam a indicar o caminho do abismo, sofrem de um defeito congénito: é que a lógica dos partidos não coincide com a dos cidadãos. Para os cidadãos, chega um momento em que lhes é indiferente quem é que lhes vai aos bolsos ou lhes aperta os cintos. Mas para os partidos a questão do poder não é de modo algum indiferente. Quem tem o poder, independentemente da política que executa, tem a faca e o queijo na mão: corta, parte e reparte e, naturalmente, distribui entre os seus pares a melhor parte.

E agora, silêncio e prestem atenção: o PS vai explicar aos portugueses porque é que seu o desmantelamento do Estado social, os seus cortes nos apoios sociais, são melhores que os do PSD.
.
«DE» de 8 Jul 10