sábado, 3 de julho de 2010

Que horror, iguais aos outros!

.
P
or Ferreira Fernandes

OS CAPITALISTAS, com um milhão de acções ou 500, fizeram o que lhes apeteceu: votaram por ou contra, segundo o interesse. É esse um dos encantos do capitalismo, o interesse de cada um (em francês percebe-se melhor, "intérêt" é também "lucro"). O Governo, votando contra, seguiu o seu interesse. O interesse de um Governo é o do país que governa, e há bons argumentos nacionais para a PT guardar a ligação à Vivo brasileira.
Mas também se pode suspeitar de que o Governo tenha agido no interesse próprio: o uso da golden share terá sido só manobra política para capitalizar com causa popular. Então, o Governo votou "não" por causa de Portugal ou do PS? Tirando a hipótese de uma comissão parlamentar não vejo como deslindar. Mas proponho uma solução quantificável. Quando a golden share for abolida, daqui a dias, se a Telefónica pagar os 7,15 mil milhões já prometidos, a PT não perdeu nada e o Governo marcou uma posição. Se forem menos de 7,15 mil milhões arrecadados, então, o Governo errou.
Daqui a dias vamos tirar a limpo. Não me venham é com as perdas morais por o nosso Governo interferir em negócios. Em 2005, por "patriotismo económico", o Governo francês opôs-se a OPA americana à Danone. É certo que é empresa de iogurtes e sabemos a importância que a França dá ao palato. Mas também nós damos importância patriótica às palavras, que é o negócio da Vivo.
.
«DN» de 2 Jul 10